20 Sep 2021 - 31 Oct 2021

O Museu Dr. Rafael Calderón Guardia, localizado no Barrio Escalante em San José (Costa Rica), está sediando a exposição itinerante “Aún sorprendo” de Pablo Picasso, inaugurada em 20 de setembro e que faz parte da Obra Cultural da FUNIBER.

A Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER), em cooperação com a Embaixada da Espanha, o Ministério da Cultura e Juventude, o Museu Dr. Rafael Calderón Guardia e o Instituto Nacional de Seguros (Grupo INS), por ocasião da celebração do bicentenário da Independência da Costa Rica, apresenta a exposição da obra de Picasso, que tem sempre um impacto.

A exposição, que é gratuita, é apoiada por instituições costarriquenhas e pela Embaixada da Espanha, que emprestou os trabalhos para a exposição, e estará aberta ao público até 30 de outubro de 2021.

Pablo Picasso foi um pintor e escultor espanhol que, juntamente com Georges Braque e Juan Gris, criou o movimento cubista. Ele foi membro do Partido Comunista Francês até sua morte em 8 de abril de 1973 em Notre-Dame-de-Vie (Mougins, França), aos 91 anos de idade.

  • Los Azules de Barcelona ‘Les Bleus de Barcelona’, com 11 obras publicadas em 1963 para a inauguração do Museu Picasso em Barcelona dirigido por Sabartes, que havia sido secretário do pintor Málaga, com belas imagens da série azul de Picasso.
  • ‘Bailarines’, com 14 gravuras em couro com desenhos de dançarinos. Data de 1940. São desenhos acadêmicos, a maioria deles em um único golpe, mostrando um total domínio da técnica e um senso estético clássico.
  • Genoveva ‘Geneviève’, com 12 trabalhos em papel japonês. Os desenhos para Geneviève, sua amante, feitos na década de 1950 e publicados em 1974, mostram seu nu ou apenas meio corpo de frente e de perfil, e até mesmo brincando com cupido, também tem desenhos espontâneos e decorativos que são muito dinâmicos, surpreendentes e pouco conhecidos.

A exposição é completada por três obras em um único quadro da série de ateliês ‘Picasso’s California’, feita em 1955, e mais duas pinturas com desenhos preparatórios para ‘Las mujeres de Argel’, também pertencentes à série California. Finalmente, um cartaz original de uma exposição de ‘Les Bleus’ em Barcelona.